quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BOAS EXPECTATIVAS....!

Filipenses 1:12-21 

(João Ferreira de Almeida Atualizada)

12E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram 
têm antes contribuido para o progresso do evangelho;
    13de modo que se tem tornado manifesto a toda a guarda 
pretoriana e a todos os demais, que é por Cristo que estou em prisões;
    14também a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas 
minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus.
    15Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja 
e contenda, mas outros o fazem de boa mente;
    16estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;
    17mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, 
julgando suscitar aflição às minhas prisões.
    18Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, 
Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;
    19porque sei que isto me resultará em salvação, pela vossa 
súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,
    20segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em 
nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, 
tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
    21Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.


Expectativas! Todos nós  temos. Esperamos que as pessoas sejam boas para conosco, que tenhamos uma boa saúde, um bom casamento, amigos fiéis, carreira de sucesso. Mas o que fazemos quando a vida não faz jus às nossas expectativas? Em Filipenses 1, o Apóstolo Paulo nos mostra o caminho. Ele enfrentou expectativas  frustradas de lugares, de pessoas e para o futuro, mas assim mesmo ele manteve-se surpreendentemente otimista.

Paulo estava jogado numa prisão—um lugar não muito bom para estar! Quando estamos presos em um casamento difícil, um trabalho sem recompensas, ou vivendo num bairro da pesada, é muito fácil ficar desanimado(a). Mas o Apóstolo Paulo sempre foi maravilhosamente positivo. Ele afirma nesta passagem que seu sofrimento o ajudou avançar ou promover o Evangelho (Fl 1:12.

Talvez as pessoas não têm correspondido às nossas expectativas.  Paulo provavelmente esperava que outros Cristãos o encorajasse. Em vez disso, alguns na verdade estavam  alegres por ele estar numa prisão e pregavam apenas por "inveja e porfia” (v.15). A resposta de Paulo a tudo isso“Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei; (v.18)

Talvez seja um futuro incerto—a perda de um cônjuge, uma transferência de trabalho, ou uma crise de saúde. Paulo sabia que a qualquer momento o Imperador Nero poderia dar a ordem para sua execução, mas assim mesmo ele declarou: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro” (v.21).

Faça como Paulo, tenha apenas uma expectativa—para Cristo ser honrado não importa como!  (Por Joe Stowell)

 ___________________________________________

Em tudo que eu penso, digo e faço,
Eu espero, ó Deus, honrar-Te;
E que a minha maior motivação,
Seja amar a Cristo que morreu por mim.
(De Haan)

____________________________________________ 

Você pode esperar para desfrutar a presença de Deus, quando você honrá-Lo com tua vida.

Nenhum comentário: