sábado, 5 de fevereiro de 2011

Alegrando-nos em Nosso Sofrimento

Outro dia, Eu estava aconselhando uma amiga Cristã, a qual tem sofrido dificuldades financeiras como resultado dos de uma economia desafiadora que temos enfrentado nos últimos anos. Ela estava numa peleja tentando entender o seu sofrimento. Finalmente ela concluiu que suas dificuldades, de alguma forma deve ser o resultado dela não estar vivendo à altura das expectativas de Deus para ela. Eu lhe disse que, embora  isso seja verdade de que existe conseqüências negativas a escolhas pobres que fazemos, e que algumas vezes o sofrimento vem como resultados de algum pecado em nossas vidas, a realidade é que vivemos em mundo caído onde o sofrimento é comum para todos nós.


Eu tenho tido o privilégio de ministrar ao Corpo de Cristo em volta do Mundo em muitos países diferentes. Uma coisa que observei é que todos nós experimentamos o sofrimento. Até mesmo na América,  tão ricos e luxuosos como somos, não estamos isentos do sofrimento. Alguém pode argumentar que os Americanos nunca experimentaram o sofrimento como o maior parte do Mundo enfrenta através da fome, doenças, guerras, e pobreza.  E em muitos lugares do mundo, se você for um Cristão, você adicionar a tudo isso: perseguição. No entanto, cheguei à conclusão através de minha própria jornada dos últimos anos, e baseado no que eu sei sobre muitos de vocês, que o sofrimento vem para todos nós. O sofrimento pode nos vir de diferentes maneiras, tais como perca financeira, relacionamentos findos, doenças, estresse, preocupação, medo, e ansiedade; no entanto tudo isso é sofrimento.

Algumas vezes como Cristãos, pensamos que somos que temos o direito de sermos isentos de sofrimento. No entanto, se Deus não poupou Seu próprio Filho de sofrimento, por que seríamos arrogantes o bastante para pensarmos que deveríamos sermos isentos de sofrimento?

O Apóstolo Paulo no diz, e até mesmo escrevendo de uma cela na prisão, que nós devemos “ALEGRAR-NOS em nosso sofrimento”. Quatro anos atrás eu leria a sugestão de Paulo em Romanos 5:3 e pensaria que ele deveria estar meio iludido por estar num confinamento. Por qual outra razão ele iria sugerir tal coisa! – Mas, hoje a noite quero compartilhar com vocês 3 razões porque eu agora creio que deveríamos ALEGRAR-NOS EM NOSSOS SOFRIMENTOS!

1.      O Sofrimento nos Qualifica a Fazermos Parte da Glória de Jesus

Em Filipenses 3:10-11, Paulo expressa seu desejo de se identificar com Jesus em Sua Glória quando ele diz:  "Quero conhecer a Cristo e experimentar o grandioso poder que O ressuscitou de entre os mortos.” Então ele qualifica seu desejo ao dizer: “Eu (também)quero sofrer com Ele, participando de Sua morte, de forma que de uma maneira ou de outra eu venha experimentar a ressurreição de entre os mortos!”  Em Romanos 8:16-17, ele nos fala: “Que nós somos Filhos de Deus. E desde que somos Seus Filhos, somos Seus herdeiros. De fato, juntamente com Cristo somos herdeiros da Glória de Deus.  Mas (ele diz) se iremos desfrutar de Sua Glória, precisamos também partilhar de Seu sofrimento” 

Finalmente, Pedro nos aconselha em 1 Pedro 4:12-13 a não estranhar a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.

2.      Deus Usa o Sofrimento para nos Fazer Discípulos

Em Jó 23, Jó confessa que ele não entende os caminhos de Deus, mas ele declara que Deus “sabe o caminho que escolho: (e) quando Ele tiver me testado sairei como o ouro”. Por acaso você já assistiu um ourive purificar o ouro? Ele cuidadosamente aquece o ouro até que o ouro se torna em líquido, dai ele o aquece apenas até o ponto de borbulhar. E ao passo que ele faz isso, as impurezas aparecem por cima do ouro e ele cuidadosamente colhe todas elas para fora até que ele seja capaz de ver sua própria imagem refletida no ouro. Deus é o ourivesem tua vida e na minha também, permitindo-nos suportar apenas o sofrimento suficiente que provoque as impurezas de nossas vidas  serem cuidadosamente retiradas através de Sua amável mão ao ponto de que Ele possa ver Sua imagem em nós. Deus nos dia em Jeremias 29:11, “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Deus tem um plano para nós em nossos sofrimentos e esteja certo, agora mesmo, que Ele verá Seu plano concluído. Paulo diz em  Filipenses 1:6, tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.

Então… Deveríamos nos alegrar em nossos sofrimentos porque O Sofrimento nos qualifica a Fazermos Parte da Glória de Jesus, Deus uso o sofrimento para nos fazer Discípulos, e finalmente, deveríamos nos alegar em nossos sofrimentos porque:
                 
3.      O Sofrimento nos Oferece a Oportunidade de Experimentar o Poder de Deus

2 Coríntios 1:5 diz: “Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.”  É nos momentos de sofrimento que aprendemos a “Confiar no Senhor com todo nosso coração e não apoiarmos em nosso próprio entendimento”... nossa própria habilidade, nossos próprios recursos, nossa própria capacidade. É nestes momentos que nos tornamos totalmente fracos e indefesos, e completamente dependentes d’Ele. Em 2 Coríntios 1  Paulo nos fala sobre o problema que ele experimentou enquanto ele estava na Província da Ásia. Ele disse: “Nós fomos esmagados e oprimidos além de nossas habilidades de suportar, e pensamos que nunca viveríamos naqueles momentos. De fato,” ele diz, “esperávamos morrer. Mas como resultado, paramos de confiar em nós mesmos e aprendemos a confiar SOMENTE NO SENHOR.”   E assim, quando chegamos ao ponto de completa dependência em Deus, através de nosso sofrimento, então experimentamos o poder de Deus que nos sustem através de todas as nossas circunstâncias.  O Senhor disse para Paulo em 2 Coríntios 12:9, “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.." E então, a resposta de Paulo e a nossa também deveria ser: “Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.

Portanto, façamos como Paulo sugere em Romanos 5:3 agora mesmo, e ALEGRAR-NOS EM NOSSOS SOFRIMENTOS ao invés de sofremos em nossos sofrimentos, e aprendermos a cantarmos e desafiamos o inimigo de nossas almas,

“Não importa o que venha em meu caminho…Eu levanto minha voz e digo: Aleluias de qualquer maneira!!”


Por Paul Clayton - Paul Clayton é um Esposo, Pai e Cristão dedicado. Ele é um Ministro e Evangelista internacional. Ele é um dos membros do Mount Paran Choir, cantando como "baixo". Além disso, ele viaja para muitos países com a Equipe de Missões da Igreja Mount Paran em Atlanta, Ga para lugares como Índia, África, América Central e muitos outros lugares. - Paul é também um empresário abençoado Proprietário da Builders Floor Covering.

Nenhum comentário: