segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como Encontrar o Caminho Para se Livrar de Preocupações

 Mateus 6:25-34 (Bíblia Amplificada)

     25 Por isso vos digo, deixem de estar perpetuamente inquieto (ansioso e preocupado) sobre tua vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. A vida não é maior [na qualidade de] que o alimento, e o corpo [muito acima e muito mais excelente] que o vestuário?

    26 Olhai para as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo vosso Pai celeste mantém a sua alimentação. Por acaso vocês não valem muito mais do que elas?

    27 E qual de vós, por estar preocupado e ansioso, pode acrescentar uma unidade de medida (cúbito) à sua estatura ou ao  tempo de sua vida?

    28 E por que você deve estar ansioso com a roupa? Olhai para os lírios do campo e aprenda completamente como eles crescem; eles não trabalham nem fiam.

    29 E eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua  magnificência (excelência, dignidade e graça), se vestiu como um deles. [1 Reis 10:4-7].

    30 Mas, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está viva e verde e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais, certamente a vós, homens de pouca fé?

    31 Portanto não se preocupem e nem fiquem ansiosos, dizendo: Que é que vamos comer? ou, o que nós vamos beber? ou, o que nós vamos vestir?

    32 Porque os gentios (pagãos) desejam e anseiam e buscam todas essas coisas, e vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de tudo.

    33 Mas, buscai (faça como objetivo e lute por isso depois) antes de tudo o Seu reino e a Sua justiça (Sua maneira de fazer e de estar certo), e todas estas coisas no seu conjunto serão dadas a você por acréscimo.

    34 Portanto, não se preocupem nem fiquem ansiosos com o amanhã, pois o amanhã terá preocupações e ansiedades de si próprio. Basta a cada dia o seu mal.



Como Se Livrar de Preocupações

O Juiz Oliver Wendell Holmes sentou-se um dia, angustiado. Sua esposa lhe escreveu uma nota e a deixou em sua mesa de estudos. A nota dizia: “Você tem sofrido através de muitos problemas na vida—a maioria dos quais nem sequer aconteceram.”

Independentemente de quem nós somos, todos nós lidamos com o problema de preocupar-se. Preocupação pode ser definida como “um estado de ansiedade, pertubação e medo da mente.” Alguém já disse que preocupar-se é pensar com nossas emoções.

Preocupar-se ou preocupações é experimentar o fenômeno da “corrida da mente”, caracterizada por um fluxo interminável de pensamentos ansiosos que parece ser impossível de parar. Com a preocupação vem o aumento da tensão muscular, dores de estômago, ansiedade e depressão, os quais levam a pessoa a ter problemas de saúde mais grave. Preocupação crônica freqüentemente leva a pessoa a sofrer de baixa auto-estima.

A palavra Grega para preocupação significa “estar dividido ou distraído internamente”. A mesma palavra na forma derivada do Anglo-Saxão significa “asfixiar-se ou estrangular-se”. E.S. Jones disse: “Preocupação é a areia no motor (maquinária) da vida.” Numa nota mais engraçada “Preocupação é o rato de hoje já comendo o queijo de amanhã.”

Preocupação é como uma cadeira de balance, el ate dar alguma coisa para fazer ou manter-te movendo, mas que não te leva a lugar nenhum. Eu gosto da Bem-Aventurança que diz: “Bem-Aventurado é o homem que está tão ocupado para se preocupar durante o dia e com muito sono para se preocupar durante a noite.”

A Bíblia trata de forma específica do problema de se preocupar. A preocupação não faz acepção de pessoas (veja Salmos 37:1; Marcos 4:18-19; Lucas 21:34; 1 Pedro 5:7). O único antídoto (remédio) para a preocupação é a paz que somente Deus dar. Ele nos guardará em perfeita paz ao passo que nossas mentes estejam fixas somente n’Ele (Isaías 26:3-4).

Algumas vezes nos preocupamos com o que as pessoas pensam de nós. Recentemente, eu lí num artigo: “Aos 20 anos de idade, nos preocupamos com o que outros pensam sobre nós. Aos 40, não nos importamos com o que eles pensem da gente. Aos 60 anos de idade, descobrimos que essas pessoas nunca estiveram pensando sobre nós de forma alguma.”

Nós nos preocupamos sobre dinheiro. “Por que você não consegue dormir?” a esposa perguntou ao seu marido, o qual estava a caminha de um lado para o outro às 3 horas da manhã. “Querida, eu peguei emprestado com o Sam, nosso vizinho do lado, $1,000.00, e tenho que pagar isso a ele amanhã,”  ele disse, torcendo as mãos. “Eu simplesmente não tenho o dinheiro!” Sua esposa pulou fora da cama e rapidamente abre a janela. “Sam!” ela gritou, “Sam! Sam!” Finalmente, o biritado (meio tonto, bêbado) vizinho abriu a janela. “O que foi?” Ele perguntou. “Sabe aquele $1.000,00 que meu marido te deve? Ele não tem esse dinheiro.”  Ela bateu a janela de volta, fechando-a. “Agora,”  disse ela ao marido, “tu vais dormir e deixe ele se se preocupar acerca desse dinheiro.”

Jesus nos ensinou como praticar a Paz que Ele nos deu como um dom (veja João 14:27)

I. – Observe o Cuidado de Deus na Criação (Mateus 6:25-29).

A doutrina da providência de Deus está à vista. “Olhai para as aves do céu e para os lírios do campo.” Deísmo é o que a Bette Midler canta: “Deus está nos observando de longe.” Mas providência significa que Deus é o Criador e que Ele cuida e guarda a Sua criação (veja Deuteronômio 33:27; Salmos 91:1; Isaías 41:10; Mateus 10:29-31; Judas 24).

II. – Entregue a Deus Aquilo Que Você Não Pode Controlar (v. 27).

A.     Jesus fez uma pergunta provocativa: “Quem de vós, por preocupar-se, pode acrescentar apenas uma hora à sua vida?”  Reconheça as limitações da preocupação.  Ilustração: A CAIXA DE DEUS: O que nós precisamos é da “Caixa de Deus”. Coloque os teus cuidados e preocupações na “Caixa de Deus” e deixe-os lá. Existem pessoas e situações que você simplesmente não pode controlar. Somente Deus pode alcançá-los ou mudar a situação. Acerca de quem ou do que você está se preocupando hoje e que você precisa colocar na “Caixa de Deus”?
B.     Aqui está as três lições sobre preocupação:

1)      A Preocupação é um exercício de futilidade.  
   Preocupação não vai pagar as contas, garantir uma promoção no trabalho, restaurar um casamento, controlar teus filhos(as), curar as doenças, ou te fazer feliz. Além disso, 91% das coisas que nos preocupamos nunca acontecem, e os outros 8% terminamos que conseguimos resolver. 

2)      A Preocupação é luxo que ninguém pode bancar.  Preocupação é um fator que contribui para a hipertensão arterial, artrite, doenças cardíacas e úlceras. Um estudo feito com 450 pessoas que chegaram à idade acima dos 100 anos descobriu que estas pessoas viveram tanto tempo por causa das seguintes razões: 
a) Eles se mantiveram ocupados; 
b) Eles usaram moderação em todas as coisas; 
c) Eles comeram de forma simples e leve; 
d) Eles se divertiram muito durante a a vida; 
e) Eles se deitavam cedo e se levantavam bem cedo também; 
f) Eles eram livres de preocupações e medo, especialmente medo da morte; 
g) Eles tinham uma mente serena e muita fé em Deus (Norman Vincent Peale, O Poder do Pensamento Positivo, page123)

3)      A Preocupação é contrária à Vida Cristã de Fé. Preocupação é uma mente dividida entre a fé e o medo. Focalize tua mente puramente nas promessas de Deus e supere tuas dúvidas e medos.

III. – Concentre Tua Fé no que é Eterno (vv. 32, 33).

  1. Os gentíos é que procuram essas coisas. O mundo material é importante. Nós precisamos de comida, roupas, e abrigo. Precisamos de amor, saber que você pertence a alguém, e auto-estima. Mas o estilo de vida dos gentíos ou pagãos é consumida com o que é material.
  2. Buscai primeiro o Reino de Deus. A preocupação é freqüentemente focalizada em coisas que são temporárias. Precisamos de uma perspectiva eterna num mundo temporal e lembrar-se das coisas que realmente importam. A eternidade muda nossa maneira de ver: 1) Riquezas (Mateus 6:19-20); 2) Ética (2 Coríntios 5:8); 3) Prestação de Contas (Hebreus 9:27); 4) Sofrimento (Romanos 8:17); 5) Sucesso (Mateus 25:21).
  3. Aqui está um conselho final e prático de Jesus:“Então, não vos preocupeis... basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6:31, 34).  O passado já passou. O futuro ainda não está aqui. Assim, viva plenamente neste dia de hoje que Deus te deu e confie (entregue) teu futuro a Deus.

(Fonte: "Pregando Através do Ano" - Por Dr. David Cooper)

Dr. David Cooper é o Pastor da Igreja de Deus em Atlanta, GA - A Missão pessoal do Pastor David Cooper na vida é dar ao mundo uma Esperança em Cristo. Ele tem uma maneira única de compartilhar verdades bíblicas em um estilo simples e prático que qualquer pessoa consegue entender. Clique aqui para ler mais sobre o Dr. Cooper.

Nenhum comentário: