Lucas 9:51-62 (João Ferreira de Almeida Atualizada)
51Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
52Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada.
53Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém.
54Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?]
55Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.]
56[Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las.] E foram para outra aldeia.
57Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
58Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
59E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
60Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus.
61Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.
= = = 0 0 0 = = =
Henry Wadsworth Longfellow disse: "Grande é a arte do começo, mas maior é a arte de finalizar" Em algum lugar entre o início e o final todos nós temos vontade de desistir. Desilusão, desânimo ou desapontamento, e nós sentimos como que dizendo: "Eu desisto."
Então, o que fazemos quando sentimos vontade de desistir? Em uma palavra, Deus chama-nos a perseverar. Perseverar significa “persistir em qualquer propósito ou empreendimento; continuar a lutar por seus ideais, apesar das dificuldades; permanecer na caminhada." A palavra Grega do Novo Testamento traduzidas como "perseverança " é hupomone e significa tanto a resistência passiva quanto a persistência ativa que prossegue para o alvo, apesar das dificuldades.
Perseverança faz a diferença na vida entre o sucesso e o fracasso. A perseverança é mais do que talento, habilidade, aptidão e recursos.
A vida cristã exige perseverança. O dom da fé é livre, mas a vida de fé é uma luta. Quando perguntado em que nível ele atribuía a inspiração para o sucesso de seu trabalho, William Faulkner, escritor norte-americano, respondeu: "Dois por cento de inspiração, 98% transpiração" Os cristãos que sofreram perseguição na China costumava ter uma afirmação: "Os cristãos são como pregos, quanto mais você nos bate, quanto mais fundo nós vamos ".
Uma das afirmações mais importantes da fé é encontrada em Filipenses 3:14 "Prossigo para o alvo." A palavra de ordem do momento é, Prossiga para o alvo!
Prosseguir para o alvo, pois há:
- Um Céu a ser adquirido
- Uma recompensa a ser recebida
- Um sonho a ser realizado
- Uma linha de chegada para ser atravessada
- Um chamado a ser respondido
- Um inimigo a ser derrotado
- Um vitória a ser ganhada
- Uma Igreja a ser construída
- Uma colheita a ser ceifada
- Um mundo a ser evangelizado
- Um Reino a ser estabelecido.
Se alguém foi modelo de perseverança, essa pessoa foi Jesus. Sua família questionou Sua validade. Seus discípulos freqüentemente duvidavam d’Ele. Os líderes religiosos em geral consideravam-no como uma fraude. Muitos o seguiam apenas por Seus milagres e nunca O aceitaram como Messias. Às vezes acho que perdemos contato com Sua humanidade. Ele foi tentado como nós somos (Hebreus 4:15). Ele foi rejeitado (João 1:10). Isaías disse que Ele era um homem de dores e experimentado no sofrimento (53:3). No entanto, ele perseverou. Em Lucas 9:51-62, vemos o grande modelo de perseverança que Jesus estabeleceu para nós seguirmos.
I. - Jesus Agiu de Acordo com Sua Vontade, e não com Suas emoções (v. 51)
A. Jesus resolutamente se dirigiu para Jerusalém. Ele "dirigiu Seu rosto como um seixo" (Isaías 50:7). Ele era inabalável em Sua direção e propósitos. Jerusalém significava a morte ou mesmo prisão. Seus discípulos tentaram desencorajá-lo de fazer este curso até Jerusalém. O fato de que Ele agiu de acordo com a Sua vontade O capacitou para finalizar o que Ele começou. Seu último grito da cruz foi: "Está consumado" (João 19:30).
B. O poder da vontade humana. Demasiadas vezes somos guiados por nossas emoções, em vez de nossas decisões. Emoções enriquecem as nossas vidas, mas não podemos cometer o erro de deixar que nossas emoções governem nossas vidas. A questão não é o que você sente, mas sim o que você deseja. Não é o que você sente, mas o que você deseja que determina o teu sucesso!
Estou certo de que:
- Noé não tinha desejo de construir uma arca - mas no santo temor, construiu uma arca para salvar sua família.
- Abraão não sentiu desejo de levar Isaque ao monte Moriá - mas ele levantou-se bem de manhã e partiu para o lugar onde Deus lhe mostrara. Lá, ele aprendeu o significado de “Jeová Jiré.”
- Moisés não tinha desejo de ir para o Egito e confrontar Faraó - mas foi em obediência ao mandamento de Deus e viu o poder de Deus exibido.
- Débora não se sentia como líder de Israel como uma profetisa - mas ela aceitou o desafio e levou o país à vitória.
- Davi não estava com desejo de enfrentar o gigante Golias sozinho na batalha - mas ele pegou sua funda e cinco pedras lisas e declarou: "Eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos" (1 Samuel 17:45).
- Jesus não sentiu desejo de ir para o Calvário - mas "pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado ã direita do trono de Deus. "
- Paulo não se sentia pregando ao custo de prisões, rejeição e, eventualmente, a morte de um mártir - mas ele declarou: "Combati o bom combate" (2 Timóteo 4:7).
Quando a ginasta olímpica Kerri Strug foi convidada pela sua treinadora, Bela Karolyi, se ela poderia fazer o salto, que ajudou as mulheres dos EUA a conquistar uma medalha de ouro na competição por equipes, ela disse, "Sim, eu vou, eu vou, eu vou."
II. - Jesus foi pró-ativo, não reativo às dificuldades da vida.
A. Ele partiu para Jerusalém. Apesar do custo, ele partiu, Ele agiu. Se Ele tivesse sido um reator, teria recuado daquele desafio. Deixe-me perguntar: O que você pretende ser e fazer na vida? Você ainda está em curso para esses objetivos, ou você se distraiu? B. Tome uma atitude na vida. Não espere que a vida aconteça. Saia para fora, e faça as coisas acontecerem! - Mohammed Ali foi uma vez questionado por um jovem na faculdade que ele devia fazer com sua vida. O campeão dos pesos pesados respondeu: "Fique na faculdade, obtenha o conhecimento e permaneça lá até que você tenha completado tudo. Se eles podem fazer penicilina de pão bolorento, eles podem fazer algo de você." C. Os quatro leprosos nos ensinam que a vitória vem através da ação, não da passividade: "Por que ficar aqui até morrermos?" (2 Reis 7:3-11). Deus começou a trabalhar quando começaram a andar. A vitória não vem até nós tomarmos as medidas que precisamos tomar para fazermos as coisas acontecerem. Talvez seja hora de você parar de esperar e começar a andar!
III. - Jesus Ponderou o Custo à Luz de Recompensas do Céu (vv. 57-62)
Essa frase: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o serviço no reino de Deus" (v. 62). Pesa o custo em função de recompensas.
Três homens naquele dia ofereceram-lhe três razões pelas quais eles não poderiam segui-Lo. Eles pensaram nas demandas que eram muito grandes, então eles perderam uma única oportunidade de uma vida inteira de andar com Jesus.
Quando dedicamos nossas vidas a Cristo, podemos saber que existe uma recompensa eterna para nós. Há cinco coroas prometidas nas Escrituras para nós. A palavra coroa fala da coroa do vencedor utilizada nos Jogos Olímpicos, e não uma coroa Real que pertence somente a Jesus.
A. Coroa incorruptível (1 Coríntios 9:25)
B. Coroa da justiça (2 Timóteo 4:8)
C. Coroa da Vida (Tiago 1:12)
D. Coroa de Glória (1 Pedro 5:4)
E. Coroa de recompensa (Apocalipse 3:11)
Seja qual for o custo que você tem que pagar para ser um discípulo de Cristo será recompensado por Deus nesta vida cem vezes mais e na vida futura com a vida eterna!
Por Dr. David Cooper - Pastor da Igreja de Deus da Rua Monte
Paran em Atlanta, GA - EUA