sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Não Desista!

 

Gálatas 6:9 (O Livro)

"Não nos cansemos então de fazer o bem, porque a seu tempo viremos a recolher muitas bênçãos, se formos perseverantes."



Não Desista!

“Eu tenho sido uma Cristã por vinte e três anos,” disse Cheryl. “E apenas não estou conseguindo chegar a lugar nenhum. Estou tão fraca quanto quando aceitei a Cristo como meu Salvador. Ainda cometo falhas. Apenas não sei se vale a pena.”–Lágrimas escorriam-lhe pela face enquanto ela continuava a falar sobre suas falhas. “Até esse ponto eu sei todas as coisas certas que devo fazer, mas não as faço.” Algumas vezes faço deliberadamente alguma coisa mal ou cruel. Que tipo de Cristão eu sou?”

“Provavelmente uma Cristã matura,” Eu disse.

Um olhar assustador apareceu no rosto de Cheryl. “Matura? Você ouviu–?”

“Sim, Ouví. Mas se você não fosse matura, você não lamentaria tuas falhas. Você estaria satisfeita com o nível de tua espiritualidade ou estaria falando pra você mesma o quanto você era uma pessoa boa.” Eu disse.

“Mas, eu estou tão desanimada, e tenho falhado com Deus tantas vezes.” Ela disse.

Então passei a dizer para Cheryl que ela estava correta—ao afirmar que falhara. Todos nos falhamos às vezes. Nenhum de nós somos perfeitos. Se não tivermos cuidado, nós permitimos ao diabo apontar para aquilo que não temos conseguido e aonde temos sidos fracos. Quando isso acontece, é muito fácil sentir-se mal ou querer desistir.

Esse não é o caminho do Espírito. Não importa o quanto bagunçamos nossas vidas, Deus não desiste de nós. O Espírito Santo constantemente nos dá aquela cutucada.

Não podemos permitir que nossos pensamentos se concentrem naquilo que não fizemos, ou por que devemos ser mais espirituais, ou o quanto devemos ser espirituais depois de todos estes anos de nossa fé Cristã. Isso é um truque do diabo—para fazer-nos pensar sobre nossos defeitos e falhas. Se nos concentrarmos naquilo que não somos ou naquilo que não conseguimos, estaremos permitindo ao diabo fazer avanços no campo de batalha de nossa mente.

O fato de que minha amiga perturbada estava chateada era um sinal saudável, mesmo que ela não o visse dessa forma. Com a ajuda do Espírito Santo, ela pode empurrar o diabo para trás. Ela pode recuperar o território que Satanás lhe roubou.

Cheryl parecia pensar que um viver santo e vitorioso, seria de uma grande vitória atrás da outra. Sim, algumas vezes nós temos estes momentos  quando temos uma grande vitória; no entanto, a maioria de nossas vitórias vêm aos poucos. Elas vêm de pouco em pouco. É como se nos movêssemos uma polegada à frente.  E porque nos movemos devagar em nosso crescimento espiritual, freqüentemente não reconhecemos o quanto temos crescido. Se o diabo conseguir nos fazer pensar que nós precisamos ter uma vitória decisiva uma atrás da outra ou que somos perdedores, dai ele conquistou uma fortaleza importante em nossa mente.

Meu conselho para a Cheryl, e para todos os Cristãos que enfrentam  estes momentos escuros, é dar ouvidos às palavras do Apóstolo Paulo. Ele nos exortou a não se cansar, ou como diz uma outra tradução: “não perca o ânimo.”  Ele está dizendo: “Não desista! Continue lutando!”

A vida é uma luta, e o diabo está determinado em nos derrotar e nos destruir. Nunca chegaremos à posição onde não temos que lutar. Mas não é apenas nossa luta. Além do Senhor Jesus está conosco, Ele é quem luta por nós. Ele está ao nosso lado para nos fortalecer e nos encorajar a avançar.

Minha amiga permanecia se lembrando das vezes que ela falhou, mas eu lhe fiz recordar das vezes que teve sucesso. “Você pensa que o diabo está no controle, mas isso não é verdade. Você falhou, mas você também teve vitórias. Você ficou firme e teve progresso.

“Não desista! Não se entregue!” Essa é a mensagem que precisamos ouvir. Me faz lembrar as palavras do profeta Isaías: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43:1b-2).

Esta é uma promessa de Deus. Ele não nos promete livrar-nos completamente de problemas ou dificuldades, mas Ele nos promete estar conosco quando passarmos por estes momentos. “Não temas,”  Ele diz. Esta é a mensagem que temos que ponderar. Não precisamos ter medo porque Deus está conosco. E quando Deus está conosco, do que mais iremos nos preocupar?

Oremos:

“Senhor Deus Todo Poderoso, apesar de minhas falhas, Tu estás comigo, me encorajando a não desistir. Tu nunca me tratas como eu mereço, porque o Teu amor, a tua misericórdia e o teu perdão para comigo são renovados a cada manhã. Por favor, ajuda-me na minha falta de fé e a confiar em Tí totalmente a partir de agora. No precioso Nome de Jesus, eu oro. Amem!”

 Por Joyce Meyer

Nenhum comentário: