domingo, 17 de outubro de 2010

Solucionando Problemas Através da Oração



2 Crônicas 20:4-15 

 (Versão O Livro)

4-5Todo o povo de toda a parte da nação veio até Jerusalém para orarem juntos ao Senhor. Jeosafá pôs-se em pé no meio do povo reunido no pátio novo do templo, e fizeram a seguinte oração:
    6Senhor Deus dos nossos pais - único Deus em todos os céus, o dominador de todos os reinos da Terra - tu tens todo o poder, toda a força. Quem poderá fazer-te frente?
    7-9Ó nosso Deus, não foste tu quem expulsou os povos pagãos que viviam nesta terra antes do teu povo aqui chegar? E não foste tu quem deu esta terra aos descendentes de Abraão, o teu amigo? Foi o teu povo que se estabeleceu aqui e que construiu este templo para ti, crendo sinceramente quem em tempos de angústia como este -sempre que fôssemos confrontados com uma calamidade, fosse guerra, doença ou fome- pudéssemos aqui vir na tua presença, neste templo, e clamar que nos salves, que nos ouças e nos socorras.
    10-11Agora, atenta para o que os exércitos de Amom, de Moabe e do monte Seir estão a fazer. Tu não permitiste aos nossos antepassados que invadissem essas terras, quando vinham saindo do Egipto; e como tal, contornaram-nas e não as destruíram. Agora, vê só a recompensa que nos dão! Querem pôr-nos fora desta terra que nos deste.
    12Ó nosso Deus, não os deterás tu? Não temos forma de nos protegermos contra esse poderoso exército. Não sabemos o que fazer; apenas temos os olhos postos em ti.
    13-14Enquanto aquele povo todo, vindo de todas as partes de Judá, ali estava perante o Senhor, com os seus filhos, as suas mulheres, e seus bebés, o Espírito do Senhor veio sobre um dos homens presentes - Jaaziel (filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, que era um dos filhos de Asafe).
    15Que todo o povo me escute, povo de Judá e de Jerusalém, e tu também, ó rei Jeosafá!, exclamou ele. Assim diz o Senhor, 'Não tenham medo! Não fiquem paralisados por este poderoso exército! Porque esta batalha não é vossa, mas de Deus!

=  =  =  0  0  0  =  =  =


Quando o rei de Judá aclamou um jejum nacional para buscarem ajuda de Deus, o povo de todas as cidades lhe ouviram e vinheram para juntos orarem. As ações e palavras de Jeosafá nos ensinam algumas verdades importantes acerca de solucionarmos problemas da vida através da oração.

Nosso Pai é muito maior do que nossos problemas. O rei declarou que Deus era o governante Todo-Poderoso das nações e que ninguém poderia opor-se a Ele (v. 6). Enquanto muitas dificuldades estão além de nossas habilidades para resolvermos, NADA é impossível para Ele "Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. " (Mateus. 19:26). Se orarmos enquanto nos concentramos em Sua grandeza, nossos problemas vão se encolher à uma perspectiva adequada.

Deus freqüentemente deseja envolver outras pessoas em oração conosco. Famílias inteiras de todas as partes de Judá atenderam ao chamado do rei e se puseram juntamente na presença de Deus (2 Crônicas. 20:13). A oração também teve um lugar central na vida da Igreja primitiva (Atos 2:42).

Através da oração, o Senhor nos dará uma solução para o problema. Sua resposta poderá ser justamente o que pedirmos ou alguma outra resposta totalmente inesperada; talvez Ele nos diga para esperarmos em nossa situação atual ao invés de tomarmos alguma iniciativa própria, ou talvez Ele nos dirija a estarmos envolvidos em alguma coisa nova. Em qualquer caso, a direção de Deus será de acordo com a Sua perfeita vontade. Além do mais, Ele pode nos pedir para darmos um passo de fé. Deus usa todas as oportunidades para fortalecer a nossa confiança n’Ele e fazer-nos crescer em Sua justiça.

Não sabemos quanto tempo o povo teve que esperar por uma resposta, mas eles não agiram enquanto não ouviram uma Palavra vinda do Senhor. Deus disse para a nação não ficar com medo ou desencorajada, mas que confiassem n’Ele. Através da oração, nós, também, podemos entrar em Sua presença e recebermos fortalecimento e direção para os desafios da vida.



Por:
Dr. Charles F. Stanley
In Touch Ministries
Atlanta, Ga

Nenhum comentário: