sábado, 10 de abril de 2010

Confiando em Deus Completamente

 

João 2:23-25 (João Ferreira de Almeida Atualizada)

Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, 
muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
    Mas o próprio Jesus não confiava a eles, 
porque os conhecia a todos,
    e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, 
pois bem sabia o que havia no homem.


Confiar em Deus Completamente

Quanto podemos nós confiar profundamente nos outros? Quanto de nós mesmos damos aos outros, e como somos vulneráveis a elas? Acho que as respostas a estas perguntas são tão variadas quanto as diferentes situações. Mas, considerando essas questões definitivamente é o alimento para muitos pensamentos.

Aqueles de nós que foram prejudicados por confiar demais tendemos a  recuar para trás quando chegamos em determinadas situações. Certa vez eu estava envolvido com um grupo de pessoas a quem eu os amava muito, mas finalmente percebi que nosso relacionamento não era saudável para eles ou para mim. Eu tinha me tornado demasiadamente dependente deles, ao ponto de colocar uma confiança neles que só pertence a Deus.

Todos nós sabemos que somos suposto a colocar a nossa confiança  máxima somente no Senhor. Mas às vezes encontramos indivíduos ou grupos  de pessoas que significam muito para nós que acabamos dando muito de nós mesmos a essas pessoas, ou permitimos que essas pessoas tenham autoridade em nossas vidas que só pertence ao Senhor. Quando isso acontece, nossa vida esta fora de equilíbrio. E quando nós saímos do equilíbrio, abrimos uma porta para o diabo.

As palavras do Evangelho de João serve como um aviso apropriado para nós. Ele estava falando do relacionamento que Jesus  teve com  Seus próprios discípulos amados. Jesus sabia o quanto - e quão pouco - ele podia confiar, mesmo aqueles que estavam mais próximas a ele. Ele entendia a natureza humana, algo que todos nós temos.

Jesus sabia que nós, também, precisaríamos discernimento acerca de confiar em outros, por isso Ele enviou o Seu Espírito Santo para guiar-nos e nos  deixar saber em quem podemos confiar. Em 1 Coríntios 12:10, o apóstolo Paulo faz referencia ao dom espiritual chamado o discernimento dos espíritos, e no versículo 31, ele pediu-nos "Contudo esforcem-se por serem capacitados com os dons mais importantes. ..." (1 Coríntios 12:31  - O Livro). Um desses  "importantes dons" é o discernimento, e ele nos ajuda a distinguir entre bons e maus, e não apenas maus.

Um discernimento espiritual verdadeiro motiva-nos a orarmos quando um problema é identificado. Um verdadeiro problema sendo discernido por um dom verdadeiro seguirá  o  plano bíblico para lidar com o mesmo, e não seguirá  um jeito carnal que apenas exagerará o problema. Como nós andamos perto de Deus e pedimos por Sua orientação, o Espírito irá fornecê-la.

Como mencionei anteriormente, alguns parecem ter o "dom" de desconfiança, e ele sai de uma mente não renovada. O discernimento, por outro lado, é o fruto de um espírito renovado.

O livro de Atos fornece um bom exemplo do discernimento e da questão de confiança. As Escrituras descrevem um casal chamado Ananias e Safira, que foram membros da primeira igreja em Jerusalém. Naqueles dias, os crentes vendiam suas propriedades e compartilham-nas uns com os outros. O casal vendeu um terreno, manteve parte do dinheiro, e trouxe o restante para Pedro. Até ai tudo bem, porque era o seu dinheiro. Mas só dando parte do dinheiro e, em seguida, levando Pedro a acreditar que era tudo o que tinham obtido com a venda de sua propriedade, não estava tudo bem.

"Então, disse Pedro: Ananias, porque Satanás entrou no teu coração? Quando disseste que este era o preço inteiro, estavas a mentir ao Espírito Santo" (Atos 5:3). Pedro mostrou-lhes que  a terra era deles e  também era o seu dinheiro. O pecado  deles foi dar apenas uma parte do dinheiro e dizendo que era tudo. "Você não mentiu aos homens, mas a Deus." (Atos 5:4 b).

Ambos, marido e mulher morreram por essa tentativa de engano. Tão terrível como essa história é, mas nos mostra claramente que o Espírito Santo conhece nossos corações. E isso também nos mostra que o Espírito pode mostrar a intenção do nosso coração  em relação à fidelidade, servos comprometidos, assim como Pedro através do discernimento.

Deus quer que amemos e confiemos uns nos outros, mas precisamos de discernimento para nos guiar. Há uma linha onde a nossa confiança e compromisso deve ser reservada apenas para o Senhor. Quando nós damos essa confiança aos outros, não apenas seremos decepcionados, porque nenhum ser humano pode viver acima das nossas expectativas, mas agindo assim decepcionamos a Deus.

Portanto, não cometam esse erro. É aconselhável usar o discernimento na escolha de seus amigos, em como ama-los e confiar neles, mas você nunca estará errado  por amar a Deus e confiar completamente n'Ele.

===============================


Vamos orar:

Senhor, eu confio em Ti, mas eu quero acreditar em Ti  mais e mais. Quando eu sou tentado(a) a dar a confiança a outros que só Você merece, por favor me ajude a ser fiel a Ti. Ajuda-me, através de Jesus Cristo,  a ser sensível à direção do Teu Espírito Santo, e faz-me  entender qual decisão a ser tomada quando se trata do meu relacionamento com outras pessoas. Eu quero glorificar o Teu Santo Nome em qualquer lugar que eu vá, em qualquer lugar que eu esteja e em tudo que faço. Então, Senhor me ajude a ser mais parecido contigo e ser fiel a Ti. Em Nome de Jesus. Amém!

(by J. Meyer)

Nenhum comentário: