quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paradas Ao Longo da Estrada...

"Depois de Jesus ter-lhes despedido, 
subiu ao monte para orar à parte. 
Ao anoitecer, estava ali sozinho" 
(Mateus 14:23 JFAA)

"Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, 
para um lugar deserto, e descansai um pouco. 
Porque eram muitos os que vinham e iam, 
e não tinham tempo nem para comer" 
(Marcos 6:31 JFAA) 

"Jesus... tornou a retirar-se para o monte, ele sozinho." 
(João 6:15 JFAA)

= = = 0 0 0 = = =

Paradas na Estrada

Um santuário é um lugar de refúgio e proteção - um lugar onde você pode deixar o mundo para trás.

Viajantes na Idade Média encontravam pequenos santuários construídos ao longo da estrada. Em cada um destes santuários, uma cruz e a imagem de um santo estavam ali pendurados. Os viajantes poderiam parar nestes chamados "santuários" para descansarem e terem tempo para a oração, recuperando forças para continuar sua viagem.

Nosso mundo contemporâneo não tem santuários ao longo das estradas para paradas. Mas nossas mentes e corações ainda ficam cansados assim como aqueles viajantes. Temos que planejar nossas próprias paradas ao longo do caminho, não nas estradas atuais, mas na estrada da vida diária.

Participar de um culto no fim de semana geralmente não fornece tudo que precisamos para nos vermos vencer por uma semana inteira.  Não importa quão inspirador o culto tenha sido, precisamos de algo mais para nos manter até o próximo  culto no Domingo. Precisamos de lugares para paradas durante a semana, santuários íntimos aqui e ali, onde podemos parar a nossa vida ocupada e deixar que o Senhor Deus refresque a nossa alma com a Sua presença.

Quais são alguns dos santuários  que você pode encontrar para ficar longe de tua vida agitada e encontrar restauração e paz da parte de Deus? Eis aqui algumas idéias:
  • Leitura das Escrituras Sagradas é uma parada e tanto, porque o nosso sucesso na vida e em tudo o que fazemos depende de nossa leitura da Palavra de Deus, ver Josué 1:8 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido"- Mergulhe em uma passagem favorita em outras partes da Bíblia, tais como os Salmos, Provérbios e os Evangelhos.

  • Um pequeno livro de devoção diária é uma boa maneira de restaurar a energia. Traga um desses  preciosos livros devocionais com você. Leia-o com o coração, alma e espírito!

  • Um amigo(a) cristão de confiança com o qual você possa ser você mesmo(a) é um tipo de santuário. Você pode ganhar muito com a fé, encorajamento e compreensão dos outros. A Bíblia diz: "Os planos fracassam por falta de conselho, mas com muitos conselheiros se estabelecem." (Provérbios 15:22) - "Ouça, meu filho, a instrução de teu pai e não deixes o ensino de tua mãe. Eles serão uma grinalda de graça para tua cabeça e colares para enfeitar o teu pescoço "(Provérbios 1:8-9).

  • O teu próprio culto de comunhão durante a semana dá-te a oportunidade de participar na alimentação da Ceia do Senhor. Só para mostrar-te como este costume foi iniciado no lar, Atos, capítulo 2:46, diz: "Eles, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração." Um dos costumes da igreja primitiva era compartilhar a Ceia do Senhor de casa em casa. É uma coisa linda. Este culto pertence ao lar, como também pertence a Igreja. Se você decidir a partilhar uma vez por semana, em comunhão a Ceia do Senhor em tua própria casa, isto poderia ser uma coisa tremenda - para celebrar juntos como uma família, a cruz do Senhor Jesus Cristo e Sua breve volta. Isto é louvor a Deus, o que exalta o Salvador, o que traz o foco sobre a unidade dos crentes ao nos reunimos ao pé da cruz. Sim, certamente pertence ao lar. Você não tem que ter pessoas oficiais para servi-lo. É algo que cada crente pode fazer. Talvez alguém pergunte: "Você tem que ser um membro da igreja para comungar?" Claro que não. Você apenas tem que ser um cristão nascido de novo e que ama o Senhor Jesus Cristo, não há nenhuma outra exigência além destas.

  • Ir a um parque da cidade ou Estado, ou apenas sentar-se em teu próprio quintal e ler a Bíblia ou um bom livro Cristão, te dá uma chance para descansar enquanto desfrutas a criação de Deus. Nota: Não leia revistas de fofocas nesses momentos, porque elas estão cheias de coisas más e lixo social.

  • Cantar um hino em voz alta ou uma musica de adoração ajuda-lhe a restaurar a tua alegria, enquanto você mergulha na letra da canção.

Jesus Cristo é o teu exemplo, e muitas vezes Ele se retirava para lugares tranqüilos para ganhar forças vindas de Seu Pai Celestial, nosso Pai, também, "Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo Seu Espírito no homem interior" (Efésios 3:14-16).

Estabeleça o teu próprio santuário pessoal hoje! Deus quer tua atenção, porque Ele quer ter um relacionamento pessoal com você diariamente, a cada minuto, onde quer que  você vá! Pense nisso e não endureça o teu coração à Sua amável voz agora mesmo. Que o Senhor te abençoe.

***************************************************************************

"Que o primeiro ato ao acordar seja o de colocar a  você mesmo(a), teu coração, mente, faculdades, e todo o teu ser, nas mãos de Deus. Peça a Ele para tomar posse de você, por inteiro(a), para ser o guia da tua alma, tua vida, tua sabedoria, tua força. Ele quer que o busquemos em todas as nossas necessidades, para que possamos conhecê-Lo verdadeiramente, ao passo que nos achegamos à Ele cada vez mais perto, e em oração nós ganhamos uma força invisível que vai triunfar sobre as dificuldades aparentemente sem esperança. " (Sidney Lear)

Nenhum comentário: