quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vencendo a Ansiedade: Ainda Há Esperança!

Isaías 41:10-14 (João Ferreira de Almeida Atualizada)

10Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, 
porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, 
e te sustento com a destra da minha justiça. 

    11Eis que envergonhados e confundidos serão todos 
os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; 
e os que contenderem contigo perecerão.

    12Quanto aos que pelejam contigo, 
buscá-los-ás, mas não os acharás; 
e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. 

    13Porque eu, o Senhor teu Deus, 
te seguro pela tua mão direita, e te digo: 
Não temas; eu te ajudarei. 

    14Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, 
povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, 
e o teu redentor é o Santo de Israel. 


=  =  =  0  0  0 =  =  = 

O medo é uma emoção poderosa. Ele aparece sem aviso prévio, tende a dominar nossos pensamentos, e não se vai rapidamente. Mas, como Cristãos, temos uma arma muito mais poderosa para vencer a ansiedade que tenta nos superar: a Palavra de Deus.

Quando a ansiedade nos ataca, verdades essenciais nos ajudam a ficar firmes. Primeiro, lembre-se que Deus é soberano sobre todas as circunstâncias e pessoas: "
Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos." (1 Crônicas 29:11). Quando Ele decide agir, nenhum líder, exército, ou nação pode levantar-se contra Ele. Podemos até não entender porque certas coisas acontecem, mas podemos saber com certeza que o nosso Senhor ainda está no controle.

Em seguida, mantenha em mente a promessa de que Ele fez de que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam, "
E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:28). Assim como o Pai orquestrou os acontecimentos da vida de Jesus, morte e ressurreição afim de realizar a nossa salvação, Ele também faz com que as circunstâncias à nossa volta concorra para nosso bem e Sua glória. Os discípulos não compreendiam o que Jesus estava dizendo a eles sobre o futuro, nem poderiam, inicialmente, verem como Sua morte foi benéfica. Mas no fim, eles entenderam que Deus tinha realizado o Seu plano de redenção através da crucificação e ressurreição.

Podemos estar no meio de tempos difíceis e se perguntando “onde está o bem disso tudo?”. Não perca a esperança. Deus é soberano e fiel a cada uma de Suas promessas "
Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio." (2 Coríntios. 1:20). "Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão." (Lucas 21:33). "No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu lovo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo; o que poderá me fazer o homem?" (Salmo 56:3-4).

Versos que proclamam a soberania de Deus podem nos ajudar a superarmos o medo "
Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações. Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações." (Sl 22:27-28).  Estudando a vida dos santos, como Abraão, José, e o apóstolo Paulo nos lembrará que Deus é poderoso e Ele pode usar as dificuldades para nos trazer ganho e vitória. Assim que acreditamos em Sua Palavra, a nossa ansiedade, será substituída por Sua paz divina "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei." (Gl 5:22,23). "Porque Deus disse:" Não te deixarei, nem te desampararei. De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?" (Hebreus 13:5-6)

Se você não conhece Jesus Cristo como teu único Salvador pessoal, aconselhamos-te que você leia mais sobre Ele na Bíblia e neste Blog. Tente conhecê-Lo e recebê-Lo em teu coração e confessar-Lo publicamente como teu Senhor e Salvador. Jesus te ama independentemente da situação que você esteja, não importa o que você fez: Ele ama você e quer te salvar, dando-te uma vida eterna
.
 

Nenhum comentário: