quarta-feira, 31 de março de 2010

Todas as Coisas Cooperam Para o Bem ...

Romanos 8:28 (J.F.A.Atualizada)

"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

= = = 0 0 0 = = =

Todas as Coisas Cooperam Para o Bem ...

Depois de João 3:16, Romanos 8:28 é provavelmente o mais citado versículo da Bíblia entre os cristãos. As palavras de Paulo trazem conforto e paz para muitos de nós em nossas dificuldades e sofrimentos. Elas nos dão esperança de que não importa o que nos machuca ou as decepções que vêm em nossas vidas, tudo acabará cooperando para o nosso bem.

Os dois versículos anteriores de Romanos 8:28 fala sobre a oração. Estes versículos nos dizem que quando nós não sabemos orar como deveríamos, o Espírito Santo vem em nosso auxílio e ora por nós. É através destas orações cheias do Espírito Santo que todas as coisas cooperam para o bem, não importa o que isso venha a ser. Nem todas as coisas que nos acontecem são boas em si mesmas, mas Deus é bom e Ele pode levá-las a trabalharem para o nosso bem, se nós confiamos n'Ele. Além disso, você tem que entender que nem todas as coisas provém de Deus ou Sua vontade, mas não importa o que o diabo planeja contra você, Deus em Seu grande poder transforma essas coisas para o nosso próprio bem.

Continuar a confiar em Deus é a chave para a vitória em situações dolorosas e aparentemente injustas. Fé e oração move a mão de Deus. Se continuarmos acreditando, Ele promete continuar se movendo em nosso favor para resolver tudo para o nosso bem.

Deus faz esta promessa para aqueles que O amam (aqui você tem que entender que são aqueles que obedecem aos Seus mandamentos, ver João 14:15), e são chamados segundo o Seu propósito. Devemos amar a Deus com todos os nossos corações, e devemos desejar a Sua vontade. Devemos estar dispostos a nos submetermos a Seu plano a qualquer momento.

O plano que Deus tem para nós tem como objetivo nos transformar em Sua imagem. Estamos destinados a ser moldado à Sua imagem. Isso pode parecer espiritual, mas, na realidade, geralmente dói. Muitas vezes penso sobre a argila sendo pressionada em um molde, e fico a pensar como o barro se sentiria se tivesse sentimentos. Ser transformado em uma forma totalmente diferente, provavelmente deve ser doloroso. Se pegarmos um pedaço de barro e pressioná-lo em um molde, há sempre muita argila para caber, e alguns pedaços ou partes devem ser descartados. Descobri que havia mais de mim do que encaixam no molde de Jesus Cristo, muitos dos meus pensamentos, palavras, ações e até mesmo amizades tiveram que ser descartadas (jogadas fora).

Temos de passar por coisas que são difíceis e aprender a responder a elas da maneira que Jesus faria. Não devemos ceder aos pensamentos e sentimentos de medo que nos atacam. Devemos aprender a permanecer firmes, sabendo que não importa como as coisas parecem estar agora, Deus vai fazer com que essas coisas ou situações trabalhem para o nosso bem - e no processo, Ele irá utilizá-las para nos tornar pessoas melhores.

O propósito de Deus em tudo o que acontece é para nos tornar mais parecidos com Jesus Cristo. Jesus foi o único totalmente obediente. A Bíblia diz: "Embora fosse um filho, ele aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu" (Hebreus 5:8).

Nós também aprendemos com o que nós sofremos. Nós aprendemos da Palavra de Deus e das experiências da vida. Por causa da nossa natureza pecaminosa, nós tendemos a lutar contra Deus em todos os pontos, mas isso só torna o processo mais longo e mais doloroso. Aprenda a se entregar rápido e poupe-se de um monte de agonia. Eu aprendi que no final de tudo Deus faz o Seu caminho (ou Sua vontade), então por que prolongar o processo?

Aonde quer que a mente esteja a pessoa estará. Mantenha tua mente indo na direção certa, e tua vida vai acompanhá-la. Uma pessoa que tem sua fé firmemente plantada em Deus não pode ser derrotada. A Bíblia diz que os irmãos de José odiavam-no, mas Deus estava com ele. Deus deu-lhe graça e promoveu-o, assim, vemos que sua fé em Deus o levantou acima de sua situação.

Algumas coisas terríveis aconteceram com José, o décimo primeiro filho de Jacó. Seus irmãos o venderam aos mercadores de escravos e contaram a seu pai Jacó, que um animal selvagem tinha matado ele. Ele foi traído por aqueles a quem ele serviu e tentou ajudar, mas Deus estava olhando para ele o tempo todo. Deus tinha um plano bom para José, e aconteceu. Ele finalmente disse que, embora as coisas que aconteceram com ele foram inicialmente intentadas para o mal, Deus as tornou em bem.

Esta mesma coisa é verdade para todos nós. Satanás não pode nos derrotar, se continuarmos acreditando que Deus está trabalhando para o nosso bem, e que estamos sendo continuamente transformados em Sua imagem.

Oremos:
Deus Todo-Poderoso e amoroso, faz-me mais parecido(a) com Jesus. Eu não gosto de sofrer, e eu odeio falhar, mas através de Jesus Cristo, peço-Te para me ensinar e permitir-me entender que, por causa de Ti, tudo realmente contribuem para o meu bem. Amém

(Por J. Meyer)

Nenhum comentário: